Por que no Brasil o dia dos namorados é comemorado em 12 de junho?

10:00:00 Teresa Servadio 0 Comments







Por que no Brasil o dia dos namorados é comemorado em 12 de junho ?


Dizem que a data surgiu no comércio paulista na década de 40, quando o publicitário João Agripino da Costa Dória Neto (1919-2000) trouxe a ideia do exterior.  João Neto era presidente da agência Standart Propaganda que representava a loja "A Exposição Clipper S.A.", uma conceituada loja de modas em São Paulo. Para alavancar as vendas no mês de junho, que não tinha nenhum feriado comercial, ele criou o slogan: "Não é só com beijos que se prova o amor".  

A data escolhida foi 12 de junho, segundo ele o dia antecede a comemoração de Santo Antônio de Lisboa, considerado o santo "casamenteiro". O marketing deu tão certo que a ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentim - que em outros países é comemorada em 14 de fevereiro.


Dia dos Namorados em algumas parte do mundo:

No Dia de São Valentim (Valentine's Day)  os casais comemoram com rosas vermelhas, ursos de pelúcia e caixas de chocolate em forma de coração. 

Na França, um país tradicionalmente católico - Dia dos Namorados é conhecido simplesmente como "São Valentim" e é comemorado da mesma forma que outros países ocidentais.


Ao contrário dos EUA, as mulheres japonesas apresentam freqüentemente chocolates para os homens, que parece ter se originado a partir da fabricação de um executivo da empresa de chocolate. Na década de 1980, os japoneses da Associação Nacional da Indústria de Chocolates lançaram uma campanha bem sucedida para fazer 14 de março um dia de "resposta", onde os homens são esperados para devolver o favor a quem lhes deu chocolates no Dia dos Namorados, chamando-o "White Day " para a cor dos chocolates que estão sendo oferecidos.


Países como México, Costa Rica e Equador se referem ao dia de São Valentim como Dia do Amor e da Amizade, embora seja similar ao da versão tradicional do Dia dos Namorados em muitos aspectos.


Na Itália, o Dia dos Namorados já foi comemorado como um Festival da Primavera. Era usado para ser realizado ao ar livre, onde os jovens se reuniam em jardins bem decorados para ouvir música e leitura de poesia. Este costume, porém, cessou com a passar do tempo. Atualmente, um presente do Dia dos Namorados popular na Itália é Baci Perugina - uma avelã, pequena coberta de chocolate contendo um pequeno pedaço de papel com uma citação poética romântica em quatro idiomas.


Embora não se restringe apenas ao Dia dos Namorados, os alemães costumam enviar como presente mensagens românticas de amor.


Na Suécia, 14 de fevereiro é conhecido como Alla dag hjärtans ("Dia de Todos os Corações ") e foi lançado em 1960 por interesses comerciais da indústria de flores e à influência da cultura americana. Não é um feriado oficial, mas sua comemoração é reconhecida e as vendas de cosméticos e flores para este feriado só são superadas pelas de Dia das Mães.


O Dia Católico de São Valentim foi tirado do calendário na maior parte do país Ortodoxo Oriental. As autoridades na província de Belgorod recentemente divulgou as escolas e outras instituições estatais que se abstenham de comemorações dos Namorados, pois é visto por alguns conservadores russos como um fenômeno doentio dos estrangeiros.


Apesar do Dia dos Namorados na Espanha ser normalmente muito tradicional em termos de celebrações com presentes, doces e flores, a imprensa local está relatando que muitos casais estão cortando os presentes este ano devido à crise econômica.


Dia dos Namorados tem se tornado cada vez mais popular entre a juventude iraniana e é uma "fábrica" de dinheiro para as empresas em um país onde 70% das pessoas estão com 30 anos e não se recordam da revolução islâmica de 1979. No entanto, Haaertz (jornal Israelense) está relatando que o país proibiu a produção de objetos de Valentim e qualquer promoção do feriado para combater o que considera um spread de cultura ocidental.


Apesar de algumas partes de Israel adotarem Dia dos Namorados, muitos judeus marcam o dia 15 do mês de agosto como Tu B'Av, ou o Festival do Amor. Na cultura moderna israelita este é um dia popular para falar sobre amor, propor casamento e dar presentes, como cartões ou flores.


Embora a China tenha adotado o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro, os chineses também têm um dia especial chamado Qi Qiao Jie, que será comemorado em 06 de agosto deste ano. Este dia é conhecido como o Dia Chinês dos Namorados, que é um dia importante para as meninas. À noite, as meninas preparam melões, frutas e adoração, orando para encontrar o amor verdadeiro e um bom casamento.




Fonte: huffingtonpost  WP Geni

0 comentários: