3 Razões para você tirar os sapatos ao entrar em casa
Quantas vezes você atravessou a sala da sua casa com sapatos nos pés depois de ficar fora de casa? Dezenas de vezes? Centenas de vezes? Se "Sim", aqui estão algumas razões muito boas que você pode querer tirar os sapatos antes de entrar.
1. bactérias.
Algumas bactérias são boas para nós, algumas prejudiciais. Um estudo realizado na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos (EUA), examinou germes em sapatos e encontrou uma média de 421.000 bactérias nas partes externas dos sapatos, principalmente no solado, com nove grupos (cepas) diferentes de bactérias.
Algumas das cepas nocivas encontradas nos sapatos incluíam a Escherichia coli, também conhecida como E. coli, que podem produzir infecções intestinais, diarreia e, em casos raros, meningite; a Klebsiella pneumoniae, que pode causar infecções do trato urinário; e a bactéria Serratia ficaria, provocam infecções respiratórias.
Como as bactérias chegam lá? "Na rua pisamos por coisas como excrementos de pássaros, resíduos de fezes de cães e germes em pisos de banheiros públicos, os quais são fontes de E. coli" ([NR] Que nojo!!!), diz Kelly Reynolds, ph.D., uma microbiologista e professora da Universidade do Arizona (EUA). "A única coisa sobre o ambiente do sapato, entre outras, é que você caminha em detritos, isso pode servir como alimento para as bactérias e ajudá-las a crescer." Isso significa que bactérias potencialmente prejudiciais a saúde podem sobreviver em seus sapatos por dias ou mesmo semanas, e elas podem ser encontradas em pisos e carpetes, diz a doutora Reynolds. É ainda mais grosseiro pensar que muitas vezes os "pés com sapatos descansam" em uma peça de mobiliário ou na sua cama.
2. Toxinas
Outra preocupação potencial: toxinas. Estudo realizado por um grupo de pesquisa do Instituto Battelle Memorial (EUA), descobriu que as toxinas no quintal de casa podem ser facilmente monitoradas e controladas, e outro estudo da Universidade de Baylor (EUA) descobriu que as pessoas que vivem perto de estradas pavimentadas com asfalto selado com alcatrão de carvão ([NR] não é o caso do Brasil) têm um risco de aumento de câncer. A Universidade descobriu que as toxinas se instalam no interior da casa como partículas de poeira. Essas partículas podem ser trazidas em seus sapatos.
"Pense sobre a água da chuva na rua", diz a Dra. Reynolds. Pode ter substâncias e produtos químicos, e podem aderir em seus sapatos e serem levadas para sua casa. "Mas, a doutora adverte, a exposição a toxinas seria em longo prazo, e você provavelmente teria de ser exposto muitas vezes ao longo de sua vida, a fim de ficar doente."
3. sujeira
"Sujeira não é prejudicial por si só," diz a pesquisadora, mas você provavelmente vai querer mantê-la no mínimo ou fora de sua casa, especialmente se você tiver filhos ou netos pequenos que brincam no chão. "As crianças colocam as mãos e os brinquedos na boca", diz ela.
Tem mais uma vantagem para manter seus sapatos na porta: redução na frequência de limpeza da casa.
Abaixo algumas sugestões para você fazer um cantinho para deixar os sapatos antes de entrar em casa. Com certeza será um benefício para toda a família.
Gostou? Deixe a sua opinião nos comentários!
([NR] Texto traduzido e adaptado preservando as informações originais)
Fonte: The Huffington Post
Por GrandParents.com
Fotos: Publicidade e Pinterest
0 comentários: