Prevenção Câncer Ginecológico: Você já foi ao médico?
Você já foi ao ginecologista e realizou os exames preventivos? Então, não esqueça, para vivermos com qualidade e feliz precisamos manter a nossa saúde em dia.
Saiba que o câncer do colo de útero é o terceiro mais incidente na população
feminina brasileira.
O que é Câncer Ginecológico?
É o câncer que atinge os órgãos do aparelho reprodutor feminino e corresponde a quase 30% dos casos de câncer na mulher. Hoje em dia, quando diagnosticado precocemente, ele já é curável na grande maioria dos casos.
Por que devo preocupar-me com esta doença?
O câncer ginecológico é ainda uma das principais causas da mortalidade feminina. Isto ocorre principalmente porque, no início, a doença pode ser assintomática ou apresentar sintomas inespecíficos que não alertam a mulher para a necessidade de se consultar e fazer os exames preventivos. Por ser uma doença de evolução lenta, poderá já estar em uma fase adiantada ao ser diagnosticado, quando, muitas os resultados do tratamento são precários e menores chances de cura.
Há alguma forma de evitá-la?
A doença pode ser evitada através da consulta periódica ao seu ginecologista e da realização do exame de colpocitologia oncótica (Papanicolaou) associado à colposcopia e, quando necessário, à biópsia. Estes exames devem ser feitos anualmente ou com menor intervalo, a critério do seu médico.
O que é colpocitologia?
Colpocitologia é o exame das células que se descamam normalmente da mucosa que reveste o útero e as paredes vaginais. Este estudo, que é por vezes denominado pelo nome do autor, Papanicolaou, é muito útil para a prevenção do câncer ginecológico. Desde que o teste de Papanicolaou tornou-se disponível no final da década de 1940, a mortalidade do câncer cervical foi reduzida em 70%.
O que é colposcopia?
Colposcopia é um dos exames que a medicina dispõe para diagnosticar algumas enfermidades e para fazer prevenção do câncer ginecológico. Ele é realizado por um médico especializado através de um aparelho, o colposcópio, que possibilita a visualização do colo do útero e das paredes vaginais com grande aumento. Durante a colposcopia, o médico inspeciona minuciosamente o revestimento daquelas regiões em busca de anormalidades como infecção, processo inflamatório, cicatriz devida a procedimento anterior e, principalmente, alterações que possam sugerir a presença do câncer.
O que é biópsia?
Algumas vezes, dependendo do aspecto das alterações presentes na colposcopia, poderá ser necessário a complementação da observação com o estudo do tecido do local alterado, e para isso é realizada a biópsia.
A biópsia consiste na retirada de um pequeno fragmento de tecido que deverá ser encaminhado a estudo anatomopatológico. O resultado desse exame fornecerá um diagnóstico preciso para que o ginecologista possa fazer o tratamento adequado.
A biópsia é um procedimento indolor porque as regiões manipuladas não possuem inervação e, portanto, não têm sensibilidade.
O que é HPV?
O HPV (Papiloma Vírus Humano) é um vírus que pode causar lesões em colo, vagina, vulva e ânus. Estas lesões podem ser verrugas ou lesões planas muitas vezes assintomáticas. Alguns subtipos desse vírus, quando não diagnosticados e tratados, podem levar o aparecimento do câncer ginecológico.
Os exames preventivos de Papanicolaou, colposcopia e, eventualmente, a biópsia, podem sugerir a presença dessa virose. Exames específicos podem ser usados para comprovar a existência do vírus, verificar seu subtipo e acompanhar a evolução do tratamento.
Qual o preparo para a realização destes exames?
Para que não haja alteração da secreção vaginal e do aspecto do colo, recomendamos que, a partir de 3 dias antes do exame, a paciente não esteja menstruada, não use cremes vaginais, não tenha relações sexuais e não faça lavagem interna da vagina, tipo ducha vaginal ( o banho normal não interfere no exame).
Estas informações foram extraídas do folheto explicativo do Instituto de Análises Clínicas de Santos.
0 comentários: