O fantástico mundo de Hello Kitty
Hello Kitty é sucesso no mundo inteiro.
Essa gatinha foi criada em 1974, através do trabalho bem sucedido da designer Ikuko Shimizu.
A Sanrio pediu que a designer criasse um personagem de desenho que pudesse despertar a curiosidade em meninas com idade entre 5 e 6 anos.
Shimizu a desenhou durante um ano e, após deixar a empresa, a designer Setsuko Yonekubo assumiu por cinco anos até 1980, quando enfim, essa tarefa foi dada a Yuko Yamaguchi, que ainda está à frente do trabalho.
Shimizu a desenhou durante um ano e, após deixar a empresa, a designer Setsuko Yonekubo assumiu por cinco anos até 1980, quando enfim, essa tarefa foi dada a Yuko Yamaguchi, que ainda está à frente do trabalho.
A Sanrio precisava de um novo personagem
para decorar uma carteira de plástico (porta-moedas) que estavam planejando
produzir. Hoje em
dia existem dezenas de milhares de produtos que levam a imagem da Hello Kitty.
Para saber um pouco
sobre sua história, vamos conhecer um pouquinho sobre a empresa que a criou, a
Sanrio:
História da Sanrio
Shintaro Tsuji |
(*"omiagues" são presentes comprados para os
amigos quando viajamos)
Strawberry Shop |
A empresa abriu um novo conceito de loja de varejo em Tóquio,
em 1971: a loja de recordações Gate. Dois anos depois, a empresa mudou seu nome
para Sanrio Company, Ltd.
Naquele
ano, a empresa iniciou a produção de uma nova revista, a Shi Meruhen (poesia e contos de
fadas). A empresa também estava preparando o lançamento do que viria a se
tornar seu maior sucesso, até mesmo se tornar um ícone no seu país, a Hello Kitty.
Em 1974, a empresa lançou dois novos personagens, Patty e Jimmy. No mesmo ano nasceu um novo personagem, um gato
rosa e branco, apelidado de “Hello Kitty“. O novo personagem foi inicialmente voltado para
as crianças, no entanto, Hello Kitty rapidamente provou ser um sucesso muito além
do seu público-alvo original.
A
Sanrio reproduziu a personagem em diversos produtos, tais como torradeiras,
telefones, relógios e até mesmo automóveis especialmente projetados. Hello Kitty rapidamente tornou-se
um igualável assim como o Mickey
Mouse. Com Hello Kitty, Sanrio conseguiu aumentar
a mania japonesa por ‘kawai’, ou fofura, que cresceu rapidamente nos meios
publicitários. Mas o sonho ia muito além, a Sanrio também queria atravessar
oceano, apresentar o seu personagem mundialmente, principalmente, aos Estados
Unidos.
Enquanto Hello Kitty veio a representar metade das vendas anuais da
Sanrio, a empresa continuou a produzir novos personagens e novos produtos, bem
como a ramificar-se em outras indústrias. Em 1974, a Sanrio criou uma filial
nos Estados Unidos, a Sanrio Communications, Inc., que começou a produzir
filmes de animação para o mercado dos EUA, bem como a distribuição de
manipulação dos produtos da Sanrio.
Em 1975, a empresa lançou uma nova revista, Strawberry News.
Até meados da década de 1970, os personagens da
Sanrio foram apresentados os produtos fabricados pela própria Sanrio. A partir
de 1976, a Sanrio assinou o primeiro de muitos outros acordos de licenciamentos
com a gatinha. No final dos anos 1980 e início de 1990, Sanrio conseguia a expansão
internacional. Em 1987, a empresa implantou uma filial no Brasil, a única
da América Latina.
Apesar das diversas filiais da empresa em diversos
países e do sucesso mundial com a Hello
Kitty, a Sanrio fatura a maior parte no Japão.
Sanrio Puroland |
Em 1988, Sanrio, que contava com jovens como o seu
principal mercado, introduziu mais um personagem em forma de sapo Keroppi. O sucesso aumentou e
inspirou a empresa a criar uma série de outros personagens neutros, e ganhou a
popularidade dos meninos. Depois do sucesso do Parque Puroland, em 1991, a Sanrio não perdeu tempo e construiu o Parque Harmonyland, com todos os seus
personagens.
Nos Estados Unidos e
outras partes do mundo, Hello Kitty foi além dos limites da idade, sendo adotado como
acessório de moda entre os adolescentes e consumidores adultos.
Em 1999, o Japão e a Sanrio se
preparavam para a celebração do 25o. aniversário de Hello Kitty. Nessa
ocasião foi marcada pelo lançamento de dois dos produtos incomuns. O
primeiro, oferecido pela Daihatsu Motor, foi um carro decorado com Hello
Kitty nas fechaduras, painel e assentos estofados.
O segundo foi apartamentos de um condomínio,
vendido pela Itochu Habitação, decorados de acordo com o tema Hello Kitty. A moda Hello Kitty, que apenas começou a
ganhar impulso em muitas partes do mundo, prometeu um papel de liderança no
mercado mundial de sua categoria para o século 21.
Sanrio está presente em
mais de 100 países e com mais de 30 mil pontos de venda. No Brasil, a empresa
conta com mais de 60 empresas licenciadas como a Grandene, a C&A, a
Tilibra, a Caloi e a Lacta, sendo o 5 país de maior faturamento da empresa no
mundo.
Gostou? Se quiser ver
mais, visite: www.kittyhell.com
Fontes pesquisadas:
A gatinha mais famosa do mundo, estampada com temas lindos e fofos!
- Duas Lindas Bonequinhas Hello Kitty pra sua Coleção.
- Produto Original Hello Kitty.
- Impressione Meninas Pequeninas e Grandinhas, Presenteando com esse Fofíssimo Playset.
Leve para casa esse incrível, fofo e divertido conjunto Hello Kitty Estampas.
À venda no Mercado Livre, quer ver, clique aqui.
Características:
- Contém: 2 Hello Kitty Estampas.
- Tamanho Aproximado é de 7 cm.
Ainda mais:
Carteira Hello Kitty
- 100% Original
- Porta cédulas
- Porta cartões
- Várias divisórias
- Fechamento por zíper
- Alça de mão removível
A Carteira Hello Kitty possui várias divisórias, porta cartões, puxador do zíper personalizado, porta cédulas e uma alça de mão que pode ser removida. Linda. A carteira pode ser encontrada no Mercado Livre. É só clicar aqui.
Mais Hello Kitty:
Mais Hello Kitty:
0 comentários: