O fantástico mundo de Hello Kitty

22:15:00 Teresa Servadio 0 Comments



Hello Kitty é sucesso no mundo inteiro. Essa gatinha foi criada em 1974, através do trabalho bem sucedido da designer Ikuko Shimizu.
A Sanrio pediu que a designer criasse um personagem de desenho que pudesse despertar a curiosidade em meninas com idade entre 5 e 6 anos.
Shimizu a desenhou durante um ano e, após deixar a empresa, a designer Setsuko Yonekubo assumiu por cinco anos até 1980, quando enfim, essa tarefa foi dada a Yuko Yamaguchi, que ainda está à frente do trabalho.
A Sanrio precisava de um novo personagem para decorar uma carteira de plástico (porta-moedas) que estavam planejando produzir. Hoje em dia existem dezenas de milhares de produtos que levam a imagem da Hello Kitty.

Para saber um pouco sobre sua história, vamos conhecer um pouquinho sobre a empresa que a criou, a Sanrio:

História da Sanrio

Shintaro Tsuji
Antes de se tornar a mais importante do mundo em design, a Sanrio Company, Ltd., em 1960, era uma papelaria e se chamava Yamanashi Silk Center Co. Mas o fundador Shintaro Tsuji, que tinha levantado 1 milhão de yenes (cerca de 20 mil reais) para lançar a sua empresa, tinha planos ambiciosos para construir o que a companhia chamou de “Comunicação Social Empresarial”. Construído em torno da tradição da cultura japonesa de dar presentes, a empresa de Tsuji rapidamente virou-se para produzir seus próprios *“omiagues”
(*"omiagues" são presentes comprados para os amigos quando viajamos)
Strawberry Shop
Em 1962, a empresa criou o seu primeiro personagem, o morango (strawberry), e começou a decorar seus produtos com ele. Mas o sonho de Tsuji era exportar seus produtos. O seu foco: Estados Unidos. O sucesso do personagem – que inspirou até hits mundiais como ‘The Beatles’ Strawberry Fields Forever’ - fez com que a empresa abrisse uma loja em San Francisco, chamado de Strawberry Shop, em 1969. O tema Morango também inspirou a empresa a iniciar a produção e publicação de seu próprio jornal, Strawberry Newspaper.
A empresa abriu um novo conceito de loja de varejo em Tóquio, em 1971: a loja de recordações Gate. Dois anos depois, a empresa mudou seu nome para Sanrio Company, Ltd.
Naquele ano, a empresa iniciou a produção de uma nova revista, a Shi Meruhen (poesia e contos de fadas). A empresa também estava preparando o lançamento do que viria a se tornar seu maior sucesso, até mesmo se tornar um ícone no seu país, a Hello Kitty.
Em 1974, a empresa lançou dois novos personagens, Patty e Jimmy. No mesmo ano nasceu um novo personagem, um gato rosa e branco, apelidado de Hello Kitty“. O novo personagem foi inicialmente voltado para as crianças, no entanto, Hello Kitty rapidamente provou ser um sucesso muito além do seu público-alvo original.
A Sanrio reproduziu a personagem em diversos produtos, tais como torradeiras, telefones, relógios e até mesmo automóveis especialmente projetados. Hello Kitty rapidamente tornou-se um igualável assim como o Mickey Mouse.  Com Hello Kitty, Sanrio conseguiu aumentar a mania japonesa por ‘kawai’, ou fofura, que cresceu rapidamente nos meios publicitários. Mas o sonho ia muito além, a Sanrio também queria atravessar oceano, apresentar o seu personagem mundialmente, principalmente, aos Estados Unidos.
Enquanto Hello Kitty veio a representar metade das vendas anuais da Sanrio, a empresa continuou a produzir novos personagens e novos produtos, bem como a ramificar-se em outras indústrias. Em 1974, a Sanrio criou uma filial nos Estados Unidos, a Sanrio Communications, Inc., que começou a produzir filmes de animação para o mercado dos EUA, bem como a distribuição de manipulação dos produtos da Sanrio.
Em 1975, a empresa lançou uma nova revista, Strawberry News.
Até meados da década de 1970, os personagens da Sanrio foram apresentados os produtos fabricados pela própria Sanrio. A partir de 1976, a Sanrio assinou o primeiro de muitos outros acordos de licenciamentos com a gatinha. No final dos anos 1980 e início de 1990, Sanrio conseguia a expansão internacional. Em 1987, a empresa implantou uma filial no Brasil, a única da América Latina.
Apesar das diversas filiais da empresa em diversos países e do sucesso mundial com a Hello Kitty, a Sanrio fatura a maior parte no Japão.
Sanrio Puroland
E é no Japão que a empresa resolveu investir mais, ao criar seu o seu próprio parque de diversões, Sanrio Puroland, em 1990. Dedicado a Hello Kitty, o parque  começou a atrair um número surpreendente de adultos e começou a sair do mercado das crianças para se tornar um ícone para todas as faixas etárias japonesas. O parque temático fica na região de Tama New Town, em Tóquio e atrai mais de 1,5 milhões de visitantes por ano.
Em 1988, Sanrio, que contava com jovens como o seu principal mercado, introduziu mais um personagem em forma de sapo Keroppi. O sucesso aumentou e inspirou a empresa a criar uma série de outros personagens neutros, e ganhou a popularidade dos meninos. Depois do sucesso do Parque Puroland, em 1991, a Sanrio não perdeu tempo e construiu o Parque Harmonyland, com todos os seus personagens.
Em 1994, Hello Kitty foi nomeada criança embaixatriz da UNICEF no Japão, outro diamante na coroa da personagem. Apesar da Sanrio enfrentar a concorrência de novos personagens, tais como Mario Bros da Nintendo e Pokemon da Bandai, bem como as modas, como os animais de estimação virtuais Tamagutchi, Hello Kitty continuou um longo reinado que dura até hoje como rainha da fofura no Japão.
Nos Estados Unidos e outras partes do mundo, Hello Kitty  foi além dos limites da idade, sendo adotado como acessório de moda entre os adolescentes e consumidores adultos.
Em 1999, o Japão e a Sanrio se preparavam para a celebração do 25o. aniversário de Hello Kitty. Nessa ocasião foi marcada pelo lançamento de dois dos produtos  incomuns. O primeiro, oferecido pela Daihatsu Motor, foi um carro decorado com Hello Kitty nas fechaduras, painel e assentos estofados.
O segundo foi apartamentos de um condomínio, vendido pela Itochu Habitação, decorados de acordo com o tema Hello Kitty. A moda Hello Kitty, que apenas começou a ganhar impulso em muitas partes do mundo, prometeu um papel de liderança no mercado mundial de sua categoria para o século 21.
Sanrio está presente em mais de 100 países e com mais de 30 mil pontos de venda. No Brasil, a empresa conta com mais de 60 empresas licenciadas como a Grandene, a C&A, a Tilibra, a Caloi e a Lacta, sendo o 5 país de maior faturamento da empresa no mundo.

Gostou? Se quiser ver mais, visite: www.kittyhell.com
Fontes pesquisadas:

A gatinha mais famosa do mundo, estampada com temas lindos e fofos!

  • Duas Lindas Bonequinhas Hello Kitty pra sua Coleção.
  • Produto Original Hello Kitty.
  • Impressione Meninas Pequeninas e Grandinhas, Presenteando com esse Fofíssimo Playset.
Leve para casa esse incrível, fofo e divertido conjunto Hello Kitty Estampas. 
À venda no Mercado Livre, quer ver, clique aqui.

Características:
  • Contém: 2 Hello Kitty Estampas.
  • Tamanho Aproximado é de 7 cm.


Ainda mais:

Carteira Hello Kitty

  • 100% Original
  • Porta cédulas
  • Porta cartões
  • Várias divisórias
  • Fechamento por zíper
  • Alça de mão removível
Carteira Hello Kitty possui várias divisórias, porta cartões, puxador do zíper personalizado, porta cédulas e uma alça de mão que pode ser removida. Linda. A carteira pode ser encontrada no Mercado Livre. É só clicar aqui.


Mais Hello Kitty:














0 comentários: