Atenção para as doenças silenciosas no Carnaval

02:01:00 Teresa Servadio 0 Comments


O carnaval se aproxima e, por todos os cantos do Brasil, samba, exaltação, muita folia e alegria embalam a maior festa popular do país. Mas os especialistas alertam: a diversão sem compromisso dos foliões pode resultar em graves conseqüências, estamos falando das "doenças silenciosas". 

É comum nessa época do ano as pessoas se sentirem mais soltas e liberadas para ...
curtição e muita farra, deixando de lado o cuidado com a saúde. Mas o perigo, ainda que muitos não saibam, pode estar bem na ponta da língua. Um simples beijo na boca e relações sexuais desprotegidas pode transmitir doenças como hepatite A, B e C, HPV, HIV, sífilis, toxoplasmose, gonorréia entre outras infecções. “Por isso prevenir é melhor que remediar”, alerta Dra. Eloíza Quintela, especialista no tratamento de doenças do fígado. 

Nos bailes e blocos os foliões beijam, abraçam e em alguns casos têm relações sexuais com pessoas totalmente estranhas. Pois é, se você beijar alguém com feridas na boca, você pode se infectar, a mesma coisa para o herpes genital, na região dos órgãos sexuais. O contato sexual pode ainda transmitir o HPV, que pode causar verrugas genitais e evoluir para o câncer de colo uterino. 

Muitas vezes “as pessoas têm o vírus, mas não sabem", alerta a médica. Isso porque, em muitos casos, essas doenças não se manifestam e nem apresentam sintomas visíveis. Com noites mal-dormidas e uma alimentação irregular, a resistência do corpo cai e a chance do vírus se desenvolver aumenta. Por isso, é importante tentar comer bem, se hidratar e tentar descansar o máximo possível.




Texto extraido do site runnersworld.abril.com.br

Foto: mdemulher.abril.com.br e Secretária da Saúde de São Paulo

0 comentários: