O fantástico mundo de Hello Kitty
Hello Kitty é sucesso no mundo inteiro.
Essa gatinha foi criada em 1974, através do trabalho bem sucedido da designer Ikuko Shimizu.
A Sanrio pediu que a designer criasse um personagem de desenho que pudesse despertar a curiosidade em meninas com idade entre 5 e 6 anos.
Shimizu a desenhou durante um ano e, após deixar a empresa, a designer Setsuko Yonekubo assumiu por cinco anos até 1980, quando enfim, essa tarefa foi dada a Yuko Yamaguchi, que ainda está à frente do trabalho.
Shimizu a desenhou durante um ano e, após deixar a empresa, a designer Setsuko Yonekubo assumiu por cinco anos até 1980, quando enfim, essa tarefa foi dada a Yuko Yamaguchi, que ainda está à frente do trabalho.
A Sanrio precisava de um novo personagem
para decorar uma carteira de plástico (porta-moedas) que estavam planejando
produzir. Hoje em
dia existem dezenas de milhares de produtos que levam a imagem da Hello Kitty.
Para saber um pouco
sobre sua história, vamos conhecer um pouquinho sobre a empresa que a criou, a
Sanrio:
História da Sanrio
![]() |
| Shintaro Tsuji |
(*"omiagues" são presentes comprados para os
amigos quando viajamos)
![]() |
| Strawberry Shop |
A empresa abriu um novo conceito de loja de varejo em Tóquio,
em 1971: a loja de recordações Gate. Dois anos depois, a empresa mudou seu nome
para Sanrio Company, Ltd.
Naquele
ano, a empresa iniciou a produção de uma nova revista, a Shi Meruhen (poesia e contos de
fadas). A empresa também estava preparando o lançamento do que viria a se
tornar seu maior sucesso, até mesmo se tornar um ícone no seu país, a Hello Kitty.
Em 1974, a empresa lançou dois novos personagens, Patty e Jimmy. No mesmo ano nasceu um novo personagem, um gato
rosa e branco, apelidado de “Hello Kitty“. O novo personagem foi inicialmente voltado para
as crianças, no entanto, Hello Kitty rapidamente provou ser um sucesso muito além
do seu público-alvo original.
A
Sanrio reproduziu a personagem em diversos produtos, tais como torradeiras,
telefones, relógios e até mesmo automóveis especialmente projetados. Hello Kitty rapidamente tornou-se
um igualável assim como o Mickey
Mouse. Com Hello Kitty, Sanrio conseguiu aumentar
a mania japonesa por ‘kawai’, ou fofura, que cresceu rapidamente nos meios
publicitários. Mas o sonho ia muito além, a Sanrio também queria atravessar
oceano, apresentar o seu personagem mundialmente, principalmente, aos Estados
Unidos.
Enquanto Hello Kitty veio a representar metade das vendas anuais da
Sanrio, a empresa continuou a produzir novos personagens e novos produtos, bem
como a ramificar-se em outras indústrias. Em 1974, a Sanrio criou uma filial
nos Estados Unidos, a Sanrio Communications, Inc., que começou a produzir
filmes de animação para o mercado dos EUA, bem como a distribuição de
manipulação dos produtos da Sanrio.
Em 1975, a empresa lançou uma nova revista, Strawberry News.
Até meados da década de 1970, os personagens da
Sanrio foram apresentados os produtos fabricados pela própria Sanrio. A partir
de 1976, a Sanrio assinou o primeiro de muitos outros acordos de licenciamentos
com a gatinha. No final dos anos 1980 e início de 1990, Sanrio conseguia a expansão
internacional. Em 1987, a empresa implantou uma filial no Brasil, a única
da América Latina.
Apesar das diversas filiais da empresa em diversos
países e do sucesso mundial com a Hello
Kitty, a Sanrio fatura a maior parte no Japão.
![]() |
| Sanrio Puroland |
Em 1988, Sanrio, que contava com jovens como o seu
principal mercado, introduziu mais um personagem em forma de sapo Keroppi. O sucesso aumentou e
inspirou a empresa a criar uma série de outros personagens neutros, e ganhou a
popularidade dos meninos. Depois do sucesso do Parque Puroland, em 1991, a Sanrio não perdeu tempo e construiu o Parque Harmonyland, com todos os seus
personagens.
Em 1994, Hello Kitty foi nomeada
criança embaixatriz da UNICEF no Japão,
outro diamante na coroa da personagem. Apesar da Sanrio enfrentar a
concorrência de novos personagens, tais como Mario Bros da Nintendo e Pokemon da Bandai,
bem como as modas, como os animais de estimação virtuais Tamagutchi, Hello Kitty continuou
um longo reinado que dura até hoje como rainha da fofura no Japão.
Nos Estados Unidos e
outras partes do mundo, Hello Kitty foi além dos limites da idade, sendo adotado como
acessório de moda entre os adolescentes e consumidores adultos.
Em 1999, o Japão e a Sanrio se
preparavam para a celebração do 25o. aniversário de Hello Kitty. Nessa
ocasião foi marcada pelo lançamento de dois dos produtos incomuns. O
primeiro, oferecido pela Daihatsu Motor, foi um carro decorado com Hello
Kitty nas fechaduras, painel e assentos estofados.
O segundo foi apartamentos de um condomínio,
vendido pela Itochu Habitação, decorados de acordo com o tema Hello Kitty. A moda Hello Kitty, que apenas começou a
ganhar impulso em muitas partes do mundo, prometeu um papel de liderança no
mercado mundial de sua categoria para o século 21.
Sanrio está presente em
mais de 100 países e com mais de 30 mil pontos de venda. No Brasil, a empresa
conta com mais de 60 empresas licenciadas como a Grandene, a C&A, a
Tilibra, a Caloi e a Lacta, sendo o 5 país de maior faturamento da empresa no
mundo.
Gostou? Se quiser ver
mais, visite: www.kittyhell.com
Fontes pesquisadas:
A gatinha mais famosa do mundo, estampada com temas lindos e fofos!
- Duas Lindas Bonequinhas Hello Kitty pra sua Coleção.
- Produto Original Hello Kitty.
- Impressione Meninas Pequeninas e Grandinhas, Presenteando com esse Fofíssimo Playset.
Leve para casa esse incrível, fofo e divertido conjunto Hello Kitty Estampas.
À venda no Mercado Livre, quer ver, clique aqui.
Características:
- Contém: 2 Hello Kitty Estampas.
- Tamanho Aproximado é de 7 cm.
Ainda mais:
Carteira Hello Kitty
- 100% Original
- Porta cédulas
- Porta cartões
- Várias divisórias
- Fechamento por zíper
- Alça de mão removível
A Carteira Hello Kitty possui várias divisórias, porta cartões, puxador do zíper personalizado, porta cédulas e uma alça de mão que pode ser removida. Linda. A carteira pode ser encontrada no Mercado Livre. É só clicar aqui.
Mais Hello Kitty:
Mais Hello Kitty:






















0 comentários: