Lygia Fagundes Telles, 92 anos, é indicada para concorrer ao Nobel de Literatura
A escritora Lygia Fagundes Telles, 92 anos, tornou-se a primeira mulher brasileira a ser indicada pela União Brasileira de Escritores (UBE) para o Prêmio Nobel de Literatura, que acontecerá em outubro.
O presidente da entidade, Durval Noronha Goys disse que "Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção literária é inquestionável."
A autora nasceu em São Paulo, no dia 19 de abril de 1923. Filha de Durval de Azevedo Fagundes, advogado, passou sua infância em várias cidades do interior, onde seu pai era promotor. Sua mãe, Maria do Rosário Silva Jardim de Moura era pianista. Seu interesse por literatura começou na adolescencia. Com 15 anos publicou seu primeiro livro, "Porão e Sobrado". Formou-se em Direito e Educação Física, na Universidade de Sâo Paulo, porém seu interesse maior era a literatura.
Lygia tem obras traduzidas para o alemão, francês e inglês; italiano, polonês, sueco e tcheco, além de adaptações de sua obras para o cinema, teatro e televisão.
Recebeu vário prêmios, alguns se destacam como o Prêmio Afonso Arinos da Academia Brasileira de Letras, em 1949; o Prêmio do Instituto Nacional do Livro, em 1959; o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, por "Verão no Aquário", em 1965; o Prêmio Coelho Neto da Academia Brasileira de Letras, em 1973; o Prêmio Jabuti com a obra "Invenção e Memória", em 2001; e o Prêmio Camões, em 2005 (Portugal).
O Nobel de Literatura é o maior prêmio atribuído desde 1901. É concedido a um autor de qualquer nacionalidade que tenha se destacado no campo literário. Tenha produzido o mais magnifico trabalho em uma direção ideal. A produção inclui a obra inteira desse escritor, seus principais livros, sua mentalidade, seu estilo e suas filosofias, não distinguindo uma obra em particular.
Em 2015, a escritora e jornalista bielorrússia Svetlana Alexijevich, de 67 anos, foi a 14ª mulher escolhida para receber o Nobel de Literatura.
Vamos torcer pela nossa escritora brasileira!
0 comentários: